Parceria com a Japan Medical Association e a Confederation of Medical Associations in Asia and Oceania

Durante o mês de Agosto a Direção da AJOMED deslocou-se às sedes da Japan Medical Association (JMA) e da Confederation of Medical Associations in Asia and Oceania (CMAAO), ambas em Tóquio, Japão.

Após contacto formal com o Presidente da JMA, Dr. Yoshitake Yokokura e o Secretário Geral da CMAAO, Dr. Masami Ishii, a AJOMED encetou conversações para o estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação.

Trata-se de mais um passo com vista à promoção da integração dos jovens médicos portugueses na comunidade médica internacional.

A JMA foi fundada em 1916 e restabelecida no seu formato atual em 1947, após a 2ª Guerra Mundial. A sua missão é liderar os médicos japoneses e promover os mais altos padrões de ética médica e educação populacional com vista a proteger a saúde de todos os cidadãos do Japão. Como tal, leva a cabo uma ampla variedade de funções, como a defesa e promoção da saúde, a adoção de políticas e estratégias de segurança para o paciente, defesa no acesso a cuidados de saúde de qualidade nas comunidades locais, liderança e orientação dos médicos.

A CMAAO foi proposta pelo Dr. Rodolfo P. Gonzalez da Associação Médica Filipina e oficialmente criada em 1956 durante o Terceiro Meeting da Confederação Médica do Sudeste Asiático. À data, faziam parte da Confederação onze países: Austrália, Birmânia, Coreia, República Popular da China, Irão, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Filipinas e Tailândia. Desde a sua criação que a organização tem como objetivo a promoção do intercâmbio académico e o cultivar da união entre as várias associações médicas que a compõem. Esses objetivos têm sido difíceis de alcançar devido a vários fatores, como diferenças entre os sistemas de saúde e disparidades nos padrões de saúde. Por esse motivo a CMAAO tem procurado reforçar as suas bases institucionais através de revisões da prática médica e da ética médica, da qualidade dos cuidados de saúde, além de programas de intercâmbio médico. Atualmente, além das associações médicas já referidas fazem ainda parte da CMAAO as associações médicas do Bangladesh, Camboja, Hong Kong, Macau, Malásia, Myanmar, Nepal, Nova Zelândia, Singapura, Sri Lanka e Taiwan.