Presidente da AJOMED indigitado para o Executive Board da EEHYC

EEHYC EB - Foto.png

Nos passados dias 11 e 12 de Novembro, o Presidente da Direcção da AJOMED, António Marques Pinto (à direita na foto), foi eleito para o Executive Board da EEHYC (European Environment and Health Youth Coalition) na Assembleia Geral que se realizou no edifício do Centro Europeu de Ambiente e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Bonn, na Alemanha.

A Assembleia Geral contou com a presença dos representantes dos 53 países que fazem parte da OMS-Europa. Além da eleição do Executive Board foi também discutido o Plano de Acção da EEHYC para 2014.

Estiveram ainda presentes vários membros do Governo Federal Alemão e especialistas da OMS provenientes de vários centros do mundo inteiro.

EEHYC:

The European Environment and Health Youth Coalition (EEHYC) is the first European youth participation network that emphasizes and promotes the understanding of the inherent links between environment and health. Youth participation in the decision making process is central to the Coalition's actvities and is supported by ministers of health and envionment through commitments made in the Declaration of the WHO Ministerial Conference on Environment and Health held in Parma, 2010.

UN Bonn.jpg

With the adoption of the Children’s Environment and Health Action Plan for Europe (CEHAPE) at the fourth Environment and Health Ministerial Conference Budapest 2004, Environment and Health Ministers from the WHO European Region initiated a process that would give voice to young people on issues related to the environment and their health. From that time young people have been active in the process of developing both CEHAPE action plans and in organizing themselves into a European network. Through their participation in the fifth WHO Ministerial Conference on Environment and Health Parma in 2010, their participation in the European Environment and Health Process (EEHP) was secured. Ministerial commitments to promote and support youth participation in the EEHP were included in the Conference declaration. In the Youth Conference Declaration, young people also stated their readiness to follow the outcomes of the Parma Ministerial Conference, undertake activities and work to call policy makers to account for their actions.

In 2012, with strong collaboration and commitment between young people, Member States and the WHO, the European Environment and Health Youth Coalition was created to fully establish and sustain youth participation in the EEHP.

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.who.int/en/

http://www.eehyc.org/

Rastreios na periferia

A Associação dos Jovens Médicos está a implementar um programa de rastreios nas regiões mais periféricas do nosso país para desta forma dar oportunidade a populações mais carenciadas em termos de recursos de saúde de serem alvo de um plano de rastreios das patologias mais frequentes em Portugal.

Durante os dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de Setembro, realizámos rastreios de Pé Diabético e Demências em todo o concelho de Alfandega da Fé.

Os dados definitivos dos Censos 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), traçam um quadro assustador do despovoamento acentuado no interior do país. No relatório “Onde e como se vive em Portugal”, o INE vem confirmar o cenário de um país com 10,6 milhões de habitantes, cuja população é mais escassa no interior e com um número significativo de idosos a viverem sozinhos ou na companhia de outros idosos (19% da população tem idade igual ou superior a 65 anos, sendo que “cerca de 60% vive só ou com outras pessoas do mesmo grupo etário”). Esta rápida transição demográfica traduzir-se-á em fortes implicações estruturais, sendo que uma das principais consequências desta transformação se dá ao nível do sector da saúde. No entender da AJOMED, a insuficiência de dados sobre o estado de saúde das populações do interior e o grau de autonomia dos idosos em Portugal, obriga a proceder a um diagnóstico de situação, a par de medidas concretas que acelerem e melhorem as formas de intervenção necessárias. É imperioso conhecer e compreender melhor a realidade da saúde nas regiões mais periféricas do país pois só assim se poderão implementar novas e melhores abordagens preventivas, curativas e de continuidade de cuidados. O programa de rastreios de âmbito nacional que a AJOMED está a implementar pretende desta forma aumentar o conhecimento sobre o verdadeiro estado de saúde da população portuguesa além de ao mesmo tempo prestar cuidados de saúde. Não obstante, serão levadas a cabo também sessões de informação/sensibilização da população acerca de patologias frequentes mas muitas vezes negligenciadas.

 

Parceria com a Japan Medical Association e a Confederation of Medical Associations in Asia and Oceania

Durante o mês de Agosto a Direção da AJOMED deslocou-se às sedes da Japan Medical Association (JMA) e da Confederation of Medical Associations in Asia and Oceania (CMAAO), ambas em Tóquio, Japão.

Após contacto formal com o Presidente da JMA, Dr. Yoshitake Yokokura e o Secretário Geral da CMAAO, Dr. Masami Ishii, a AJOMED encetou conversações para o estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação.

Trata-se de mais um passo com vista à promoção da integração dos jovens médicos portugueses na comunidade médica internacional.

A JMA foi fundada em 1916 e restabelecida no seu formato atual em 1947, após a 2ª Guerra Mundial. A sua missão é liderar os médicos japoneses e promover os mais altos padrões de ética médica e educação populacional com vista a proteger a saúde de todos os cidadãos do Japão. Como tal, leva a cabo uma ampla variedade de funções, como a defesa e promoção da saúde, a adoção de políticas e estratégias de segurança para o paciente, defesa no acesso a cuidados de saúde de qualidade nas comunidades locais, liderança e orientação dos médicos.

A CMAAO foi proposta pelo Dr. Rodolfo P. Gonzalez da Associação Médica Filipina e oficialmente criada em 1956 durante o Terceiro Meeting da Confederação Médica do Sudeste Asiático. À data, faziam parte da Confederação onze países: Austrália, Birmânia, Coreia, República Popular da China, Irão, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Filipinas e Tailândia. Desde a sua criação que a organização tem como objetivo a promoção do intercâmbio académico e o cultivar da união entre as várias associações médicas que a compõem. Esses objetivos têm sido difíceis de alcançar devido a vários fatores, como diferenças entre os sistemas de saúde e disparidades nos padrões de saúde. Por esse motivo a CMAAO tem procurado reforçar as suas bases institucionais através de revisões da prática médica e da ética médica, da qualidade dos cuidados de saúde, além de programas de intercâmbio médico. Atualmente, além das associações médicas já referidas fazem ainda parte da CMAAO as associações médicas do Bangladesh, Camboja, Hong Kong, Macau, Malásia, Myanmar, Nepal, Nova Zelândia, Singapura, Sri Lanka e Taiwan.

Conferência • Qual o futuro do Jovem Médico?

O que podem esperar os médicos recém-formados do seu futuro? Qual a situação de empregabilidade que vão enfrentar?

A conferência Qual o Futuro do Jovem Médico?, decorreu no dia 22 de maio, às 14h30, no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e juntou personalidades da área da Saúde em Portugal para debater respostas a estas questões. 

Organizada pela Associação dos Jovens Médicos (AJOMED) e pela FMUP, com o apoio do Hospital de São João, esta conferência dirigiu-se a estudantes de Medicina e médicos, em especial a médicos internos. 

Palestrantes convidados

Agostinho Marques - diretor da FMUP

Álvaro Almeida - professor da Faculdade de Economia da U.Porto e ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde

António Ferreira - presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar São João

Jorge Almeida - direção do Sindicato dos Médicos do Norte e membro do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos

Luís Portela - presidente do Grupo BIAL e do Health Cluster Portugal

Manuel Pizarro - ex-secretário de Estado da Saúde e atual deputado à Assembleia da República

Maria Amélia Ferreira - diretora do curso de Mestrado Integrado em Medicina da FMUP

Mariana Brandão - colaboradora do grupo Exame da Especialidade

Miguel Guimarães - presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos

Roberto Pinto - coordenador Nacional do Conselho Nacional do Médico Interno

As Fotos do Evento podem ser consultadas aqui: